23 de junho de 2011

Dicas Importantes para Começar Emagrecer


                                                                                                                                                                                                                          
                                 Não Pule Refeições

Olá queridos leitores do meu blog, tudo bem?
Na postagem de hoje abordarei as principais dicas para começar a emagrecer, mas lembrando tudo depende de sua força de vontade.
Difícil não se desesperar quando o ponteiro da balança sobe. Nessa hora muita gente toma atitudes radicais: fecha a boca, corta o jantar, esquece os lanches, mas em vez de emagrecer, não perde nenhum grama e ainda corre o risco de ganhar peso. Ao pular refeições você está colocando seu corpo em posição defensiva. O seu organismo vai tratar de parar qualquer processo de queima de gordura. Por que? Porque quando o seu corpo começa a sentir um período de fome e privação de alimentos ele retarda o metabolismo. Isso não é bom para perda de gordura. A gordura passará a se prender ao seu corpo como um mecanismo próprio de preservação. Procure fazer cinco pequenas refeições ao longo do dia ao invés de apenas uma ou duas grandes refeições.
A malhação não faz efeito sem comer direito, mesmo que você continue treinando, seu aproveitamento muscular será ruim. Quando se está com hipoglicemia, o corpo faz uma triagem e destina a pouca energia que resta às funções vitais, como a respiração, e aos músculos não sobra praticamente nada, conclui. Em outras palavras, você não vai poder se exercitar direito e o pouco que fizer não vai produzir o resultado esperado.
Quando faz isso, a pessoa perde a vivacidade, fica apática e aí a beleza, que tem a ver com o bem-estar, o sorriso nos lábios e o colorido da saúde, vai para o espaço. Em uma situação de fome o corpo reduz o nível de T3, hormônio da tireóide, importante para a ativação de várias células, inclusive os neurônios. Essa é uma das maneiras que o organismo encontra para economizar no gasto calórico e o resultado é fraqueza, sono, preguiça... Digamos que, apesar de fazer regime errado do ponto de vista médico, você consiga afinar. Mas é uma pena que vá faltar disposição para sair e mostrar as novas curvas por aí. Freqüentar baladas dentro daquela calça tão sonhada, então, pode esquecer! Você simplesmente não terá de onde tirar ânimo.
Não há como se concentrar no trabalho ou nos estudos fazendo um regime radical. Daí a explicação de que a falta de comida afeta, sim, o funcionamento cerebral. Na prática, isso faz o raciocínio ficar mais lento, atrapalha a memória, complica os reflexos. A glicose é a única fonte de combustível da mente. Quando a taxa dela cai no sangue, resultado de um longo jejum, a pessoa tem dificuldade de memória, déficit de atenção, irritabilidade, tonturas e até dores de cabeça. 
Quando se fica muito tempo sem comida, chega uma hora em que não dá para segurar o apetite. A conseqüência disso? Ataque ao que estiver pela frente! A explicação fisiológica: há uma queda na taxa de glicose no sangue (hipoglicemia), que traz uma vontade louca de mastigar. Tem mais: Além da redução da leptina, o hormônio da saciedade, a carência de alimentos aumenta a produção de grelina, hormônio da fome juntos eles levam à compulsão e, mais grave, abrem as portas das células de gordura para que essas calorias sejam armazenadas mais rapidamente.



        Tenha Paciência e Persistência
                              

A Paciência e persistência quando se trata de emagrecimento essas duas palavrinhas são fundamentais.

Quando se decide emagrecer queremos para ontem. Seria muito bom se pudéssemos deitar gordos e acordar magros, não é mesmo?
Mas ter paciência e persistência é muito importante para o sucesso deste projeto que demanda foco, organização e trabalho. Pois sabemos que para
emagrecer precisamos nos organizar, comprar, elaborar, executar corretamente, independente da época do ano. Pois com muito esforço e muitos
“nãos” pode-se conseguir eliminar meio quilo em uma semana e essa é uma
média muito boa. No entanto, basta uma escorregada, um deslize e pronto: é
mais oitocentos gramas, ou até um quilo a mais.
Às vezes dá vontade de largar tudo. E você deve saber que isto é normal.
Mesmo querendo emagrecer dá uma vontade louca de comer e aí está a grande
mudança: “ – O que vamos fazer?” Largar tudo e engordar? Comer tudo e
engordar? Aprendemos que a vontade dá e passa, portanto devemos saber
driblar essas vontades e continuar firmes no propósito. Só desta forma,
chegamos aonde queremos, ou seja, na manutenção com o peso desejado, e o
que é melhor, magro. Ah! E para manter tudo isso em dia, continua valendo a
paciência e a persistência, de outra forma só se engorda e depois tem-se
retrabalho, pois quem quer emagrecer pode um ou outro dia se sentir
enfraquecido, porém a vontade continua. 
A maioria das pessoas que começa uma dieta quer perder vários quilos por semana. É importante ter em mente que o corpo humano não consegue naturalmente perder mais de 1 quilo por semana sem comprometer a massa muscular. Se você perder gordura muito rapidamente, você estará perdendo tecido muscular também. E isso contribuirá para parar o processo de perda de gordura. Então, força! Continue e chegue lá onde você quer e depois curta e aproveite o peso magro.



                                Não Seja Radical no Corte de Calorias

Dietas radicais são aquelas que normalmente fornecem resultados rápidos, porém a custa de muito sacrifício. Por exemplo, a dieta radical mais imediata é a da inanição que preconiza nada mais nada menos do que não comer nada.
Este tipo de dieta para perder peso até trás resultados para quem quer emagrecer rapidamente. Mas o resultado pode ser desastroso assim que a dieta é abandonada: acontece o famigerado "efeito iô-iô", que nada mais é do que o corpo adquirir todo o peso perdido rapidamente, não raramente tornando a pessoa mais gorda do que antes.
Emagrecer rapidamente é um desejo presente na lista de todo mundo que não foi agraciado com aquele corpinho perfeito. Dicas e receitas de como emagrecer rápido são criadas todos os dias.
Fazer uma dieta de 500 calorias por dia como muitas pessoas fazem inicialmente irá fazer você perder gordura, mas o processo irá parar rapidamente. O organismo irá ativar o mecanismo de sobrevivência e reterá toda gordura do seu corpo. Se você continuar essa dieta por um longo periodo de tempo, além de perder grande parte da sua massa muscular, você ainda correrá o risco de ficar doente já que dificilmente estará consumindo a quantidade mínima recomendada de vitaminas diárias.


  Coma as Gorduras Certas

Isso mesmo. Para perder gordura você deve comer gordura. Mas é preciso comer a gordura certa. Gorduras saturadas são as erradas. Elas estão presentes em leite integral, bolos, biscoitos, manteiga, doce de leite,… Elas é que fazem mal para você. Gorduras insaturadas são as certas. Elas estão presentes em óleos vegetais, azeite, nozes, azeitonas, peixe,… O seu organismo precisa de gorduras insaturadas para executar funções vitais e também para eliminar a gordura concentrada do seu corpo.
As gorduras certas fazem bem a saúde evitando doenças como o câncer,problemas cardíacos  e outras doenças.Procure também tomar algum suplemento de Omega 3.



                                                  Faça um Exercício Físico Aeróbico

No exercício aeróbico, oxigênio é usado para "queimar" gordura e glicose a fim de produzir adenosina trifosfato, o transportador básico de energia para as células. Inicialmente durante o exercício aeróbico, glicogênio é quebrado para produzir glicose, mas na sua ausência, metabolismo de gordura é iniciado. O processo de metabolismo de gordura é mais lento e acompanhado por declínio no nível de performance. A troca para a gordura como principal fonte de energia é a principal causa do que é chamado muro da maratona.
Exercício físico aeróbico consiste em atividades que usam grandes grupos musculares ritmicamente por um periodo entre 20 a 30 minutos ou mais tempo enquanto mantendo seus batimentos cardiacos entre 60 e 80% do máximo. Pense em aeróbica como uma atividade longa em duração e baixa em intensidade. Dentre elas estão andar, correr, pedalar e nadar. Além de trazer benefícios cardio-vasculares, exercícios aeróbicos queimam a gordura corporal.
Os beneficios dos exercícios aeróbicos para o coração são bem conhecidos, porém o corpo todo se beneficia desses exercícios. Tudo porque esses exercícios trabalham o coração, que é um músculo, e por sua vez se fortalace na pratica de qualquer atividade aeróbica regular.



Faça um Exercício Físico de Ganho Muscular

A musculação é uma atividade anaeróbica, que significa uma atividade de alta intensidade e curta duração. A pessoa que procura uma academia para fazer musculação geralmente tem em mente um objetivo: ganhar massa muscular; reduzir a quantidade de gordura corporal, definir e delinear o corpo, ganhar ou perder peso. Para cada objetivo existe um tipo de treinamento específico, inclusive na alimentação.
Ao aumentar sua massa muscular você está acelerando o seu metabolismo. Faça um trabalho com pesos 2 a 3 vezes por semana e você começará a desenvolver mais músculos, acelerar seu metabolismo e perder mais gordura.
Emagrecimento e ganho de massa dependem de alimentação e treino. Em um organismo em condições normais, é difícil utilizar gordura enquanto se está construindo massa muscular, pois um organismo com déficit de calorias (condição para utilização da gordura) vai concentrar esforços no reabastecimento para o funcionamento fisiológico normal, deixando a construção muscular em segundo plano.
O aumento de massa magra e a redução de gordura corporal ao mesmo tempo ocorre apenas no início do treinamento de pessoas destreinadas, durante o período de adaptação, após este período, os ganhos são menores.
Portanto, depois de passada a adaptação, deve-se dividir o trabalho em etapas, variando entre ganho de massa magra e redução de gordura corporal.
Porém, apenas se pesar é impreciso para avaliar o peso a ser perdido, pois quando se fala em termos de volume, certa quantia de gordura pesa muito menos do que a mesma quantia de massa muscular, por isso, mesmo uma diminuição de gordura representa uma alteração pequena na balança. Para saber o teor de gordura de seu corpo, é ideal que você consulte um especialista para discriminar a composição corporal.
Se for detectado um nível de gordura acima do recomendado, antes de iniciar o trabalho de hipertrofia, devem ser adotadas medidas para redução da gordura corporal: dieta com caloria abaixo do seu gasto metabólico, musculação e exercícios aeróbicos controlados. Com a dieta e o treino discriminados acima, a redução de gordura será em torno de 1 kg por semana. Livre-se da idéia de que perder peso rapidamente é bom, pois uma grande perda de peso em geral representa perda de massa magra e não de gordura.
Ao final do período de treino, é interessante refazer o exame de composição corporal para verificar se a meta de perda de gordura foi atingida. Sendo atingida, é hora de iniciar a fase de ganho de massa muscular.
Há pessoas que aderem a uma dieta hipercalórica para ganho de massa magra, seguido de um trabalho de redução de gordura corporal. Isso é incorreto, pois na etapa da dieta hipercalórica, a pessoa adquire muita gordura junto com a massa magra, o que acaba tornando o período de redução de gordura longo e difícil, o que provoca a perda da massa magra adquirida.
Portanto, para ganho de massa magra, deve-se monitorar a dieta de jeito que seja proporcionada apenas a hipertrofia muscular, evitando o acúmulo de gordura.
Com um bom trabalho de hipertrofia, pode-se adquirir cerca de 2 kg de massa muscular por mês. Após essa aquisição, inicia-se a fase de definição muscular, que dura em média 5 semanas.


Varie nos Exercícios Físicos

Nada mais chato que uma rotina. No processo de emagrecimento, varie as atividades aeróbicas e cardápios. Ficar comendo a mesma comida diariamente pode contribuir para o desejo de sair da dieta. Da mesma forma, ficar fazendo o mesmo exercício fisíco todos os dias pode ficar chato. Procure fazer bicicleta um dia, correr no outro, fazer uma aula de aeróbica no outro,… A variação vai motivá-lo a continuar o processo. Você já está cansado de saber que praticar exercícios físicos é primordial para quem quer ter uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Mas, na maioria das vezes, as pessoas reclamam do preço das academias, da falta de tempo e da falta de disposição para manter uma rotina de atividades. Porém, uma alternativa simples e prazerosa para acabar com o sedentarismo é a caminhada, um exercício aeróbio que pode ser realizado por qualquer pessoa, independente do sexo ou idade. O melhor é que ela ajuda no emagrecimento, na redução da pressão arterial e na prevenção de diversos problemas cardíacos. O ideal é que as pessoas caminhem no mínimo meia hora, três vezes por semana, para que haja uma melhora no condicionamento físico é importante que cada pessoa respeite o seu limite, sem sobrecarregar o corpo. Outro cuidado deve ser com a escolha das roupas. Elas precisam ser leves. Bermudas e camisetas são ótimas dicas. Além disso, é preciso lembrar-se de alguns acessórios, como protetor solar, boné e óculos para se proteger do sol. O calçado também precisa ser apropriado para cada um, em função da sua pisada, e ter bom amortecimento para que o impacto do exercício não prejudique o joelho, por exemplo. Tudo isso é essencial para que a caminhada dê resultados. Vale ressaltar também que, antes praticar qualquer atividade física, o atleta tem que se alimentar bem, mas com refeições leves, como lanches, sucos ou frutas. Outra dica é beber água antes, durante e depois do exercício, para manter o corpo hidratado.



Pense a Longo Prazo


Aconselho que não vai, nem deve querer perder peso de um dia para o outro senão voltará tão depressa como desapareceu. O ideal é emagrecer de forma gradual, para evitar que os quilos indesejados algum dia voltem. Meio quilo por semana é uma boa meta e implica uma redução de apenas 500 calorias diárias, o que se pode traduzir numa perda de 23 quilos no final de um ano. Ambos são passíveis de serem conquistados e mantidos. Se quer perder peso, pense sempre a longo prazo e não se deixe minar pelos obstáculos diários, procurando antes as conquistas semanais e mensais. Se mantiver este raciocínio e plano de acção os resultados, embora graduais, não vão tardar a chegar.
A perda de gordura tem que ser encarada como um processo de longo prazo. Isso não quer dizer que você não possa se sentir mais magro a cada dia. Pelo contrário, se você encara a perda de gordura como um processo contínuo e consistente, você terá resultados permanentes e muito mais satisfatórios. Lembre-se que você quer perder gordura e não músculo.

2 comentários:

  1. Ótimo blog, nos ensina a como ter uma vida saudável e a como alcançar nossos objetivos de maneira correta, além de ser uma fonte de incentivo =D

    ResponderExcluir
  2. Bom...eu que sou adepta de dietas e exercícios pra perder peso,adorei esse blog,ele contém informações básicas,porém muito esclarecedoras!!É bom saber que tem alguém aí para nos ajudar.

    ResponderExcluir